Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Filho mais novo de Kim Jong-il presta homenagem ao pai durante velório

Por Da Redação 20 dez 2011, 04h00

Seul, 20 dez (EFE).- O filho mais novo de Kim Jong-il e seu sucessor designado, Kim Jong-un, e um grupo de altos cargos do Partido dos Trabalhadores prestaram nesta terça-feira tributo ao falecido líder em Pyongyang, informou a agência ‘KCNA’.

Segundo a agência, a comitiva, da qual também fizeram parte militares, expressaram sua ‘profunda dor’ no velório do líder, cuja morte foi anunciada nesta segunda-feira.

A televisão nacional norte-coreana indicou que Kim Jong-il morreu no sábado aos 69 anos por um ataque cardíaco, após governar a Coreia do Norte com mão de ferro durante 17 anos.

Essa é a primeira ocasião em que a imprensa estatal norte-coreana fala de atividades de Kim Jong-un, com idade estimada em 29 anos, após a morte de seu pai.

O caixão do líder norte-coreano se encontra no Palácio Memorial de Kumsusan, o mesmo local onde está o mausoléu de Kim Il-Sung, seu pai e fundador da Coreia do Norte.

Segundo a japonesa ‘Radio Press’, a televisão estatal norte-coreana transmitiu imagens do corpo de Kim Jong-il.

O filho mais novo de Kim Jong-il se consagrou como seu provável sucessor em setembro de 2010, quando foi nomeado general de quatro estrelas do Exército.

No último ano, a imprensa estatal informou sobre atividades públicas ao lado de seu pai, a quem acompanhava frequentemente nas cerimônias oficiais. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade