Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Explosão durante procissão xiita no Paquistão deixa 15 mortos

Por Da Redação 15 jan 2012, 11h00

Islamabad, 15 jan (EFE).- Ao menos 15 pessoas morreram neste domingo e 36 ficaram feridas em uma explosão durante uma procissão xiita no leste do Paquistão.

O episódio ocorreu na cidade de Kanpur, na província oriental de Punjab, quando fiéis xiitas peregrinavam rumo a um santuário.

Dois policiais de Kanpur afirmaram à Agência Efe que o episódio de hoje foi um ‘acidente’, as mortes aconteceram pela explosão de um transformador.

Testemunhas citadas pelo canal ‘Express’, no entanto, denunciaram que uma bomba foi colocada no transformador.

A emissora contou que fiéis cercaram os policiais após a detonação e os acusaram de negligência na segurança da procissão.

Os xiitas, uma ramificação do islamismo minoritária no Paquistão, são alvos frequentes de atentados planejados por organizações fundamentalistas de corte sunita, corrente que predomina no Paquistão.

Punjab e a província sulina de Sindh, cuja capital é Karachi, são algumas das zonas mais afetadas pela ação desses grupos no Paquistão.

Em Karachi, a maior cidade do país, neste domingo, as autoridades reforçaram as medidas de segurança para permitir que os xiitas realizem sem problemas a peregrinação ao fim dos 40 dias de luto pela morte do neto do profeta Maomé. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade