Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Explosão de mina mata 7 civis no Afeganistão

Por Da Redação 12 nov 2011, 06h29

Cabul, 12 nov (EFE).- Pelo menos sete civis, entre eles uma mulher e uma criança, morreram neste sábado pela explosão de uma mina na passagem do veículo em que as vítimas estavam, no leste do Afeganistão, informou à agência de notícias local ‘AIP’ o chefe do Conselho Provincial, Gulzar Sangarwal.

O incidente ocorreu na área de Badiabad, no distrito de Alingar, província de Laghman. As vítimas se dirigiam a Mihtarlam, capital da província.

A morte de civis por devido à ação de minas e outros artefatos explosivos nas estradas tem se tornado recorrente no Afeganistão, especialmente nos últimos meses.

Há um mês e meio, 16 pessoas, entre elas 11 crianças e quatro mulheres, morreram na província de Herat, no oeste do país, quando o ônibus em que elas estavam acionou uma mina. As vítimas voltavam de um casamento.

O conflito no Afeganistão, que se encontra em uma fase especialmente sangrenta, é cada vez mais mortífero para a população civil.

Em julho passado, a Missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) alertou que quase 1,5 mil civis haviam morrido no primeiro semestre de 2011, 15% a mais que no mesmo período do ano anterior (em todo 2010, morreram 2.777 civis pela guerra).

Segundo a ONU, os atentados suicidas e as bombas contra veículos, métodos frequentes dos terroristas radicais para intimidar as forças de segurança afegãs, foram responsáveis por quase metade das mortes. EFE

fpw/sa

Continua após a publicidade
Publicidade