Clique e assine a partir de 9,90/mês

Exército de Israel mobiliza reforços militares na Cisjordânia

Estão previstos protestos de apoio a pedido de criação de um estado palestino

Por Da Redação - 16 Sep 2011, 09h22

Israel mobilizou reforços militares na Cisjordânia ocupada após um anúncio de manifestações de apoio ao pedido de criação de um estado palestino, que deve ser apresentado à ONU em 23 de setembro. Três batalhões de reservistas adicionais, compostos por 1.500 homens, foram mobilizados, e as unidades ativas também foram reforçadas, segundo o jornal Yediot Aharonot.

Paralelamente, um quarto batalhão de reservistas foi enviado à Cisjordânia para a eventual necessidade de substituição no caso de envio de tropas à fronteira egípcia. O Exército também reforçou a presença ao redor das colônias judaicas, tanto para proteger as localidades, como para evitar ataques de colonos extremistas contra palestinos – algo frequente nas últimas semanas, incluindo incêndios em mesquitas.

Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, negociava com americanos e europeus para que os palestinos obtenham nas Nações Unidas um status inferior ao de estado, segundo o diário israelense Ha’aretz. Netanyahu estaria fazendo o possível para derrubar a iniciativa.

(Com agência France-Presse)

Publicidade