Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Executivo do Google morre no monte Everest após terremoto

Dan Fredinburg, cofundador do Google Adventure, estava com três outros funcionários da empresa de tecnologia no Nepal

O executivo do Google Dan Fredinburg está entre as centenas de pessoas que morreram após o forte terremoto que atingiu o Nepal neste sábado. O Google confirmou a sua morte. Lawrence You, diretor de privacidade da empresa, informou que Fredinburg estava no Nepal com outros três funcionários do Google, escalando o Monte Everest. Os outros três funcionários, segundo ele, estão seguros.

A companhia não deu mais detalhes. De acordo com o blog de tecnologia Re/Code, Fredinburg era um montanhista experiente, que cofundou, em seu tempo livre, o Google Adventure. O projeto busca traduzir o conceito do Google Street View para locais extremos e exóticos como o cume do Monte Everest ou a Grande Barreira de Corais na Austrália, de acordo com a comunidade global de startups Startup Grind.

Leia também:

Terremoto no Nepal atinge expedição de montanhista brasileiro no Everest

EUA, Índia e China anunciam envio de ajuda a países atingidos por terremoto

O terremoto, classificado pelo serviço geológico dos Estados Unidos com intensidade de 7,8 graus na escala Richter, teve o epicentro registrado a cerca de 80 quilômetros de Katmandu. O terremoto deixou além 34 mortos na Índia e 13 na China, países que também sentiram o tremor.

Avalanche – Uma autoridade turística disse que ao menos oito pessoas morreram quando uma avalanche desencadeada pelo terremoto atingiu a base de montanhistas no Everest, mais alta montanha do mundo. A estimativa é de que cerca de 300.000 turistas estrangeiros estão no Nepal para a temporada de alpinismo. Autoridades recebem ligações constantes de amigos e familiares preocupados com alpinistas e turistas.

(Da redação com Estadão Conteúdo)