Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-opositor Moncef Marzouki eleito presidente da Tunísia

O ex-líder da oposição Moncef Marzouki foi eleito esta sefunda-feira, pela Assembleia Constituinte, presidente da República da Tunísia, constataram jornalistas da AFP.

Moncef Marzouki, de 66 anos, dirigente do Congresso pela República (CPR, esquerda nacionalista), foi eleito com 153 votos a favor, 33 contra, 2 abstenções e 44 votos em branco por 202 dos 217 membros presentes da Assembleia.

A primeira missão daquele que foi opositor do deposto regime de Ben Ali, será nomear o líder do governo, que a princípio deve ser o islamita Hamadi Jebali.

O hino nacional soou no Parlamento, enquanto os partidários de Marzouki gritavam “Fidelidade aos mártires da revolução!”.

Vestindo um terno cinza sem gravata e camisa branca, Marzouki, médico de formação, agradeceu a todos os deputados.

“Sua presença é primordial. A mensagem na qual me dizem, ‘estaremos vigilantes’ é bem recebida”, disse, dirigindo-se à oposição, que votou em branco.

“Este dia é memorável, viva a Tunísia do fundo do meu coração”, acrescentou, dizendo-se “orgulhoso de carregar a mais preciosa das responsabilidades: ser fiador do povo, do Estado e da revolução”.

Markouzi será empossado na terça-feira, após prestar juramento ao cargo no Palácio Presidencial de Cártago.

Ele é conhecido por sua intransigência e seu talento de orador, e criticado pela aliança com os islamitas de Ennahda, que formarão o governo.