Clique e assine com até 92% de desconto

Ex-ministro assume oficialmente cargo de premiê da Tunísia

Ao assumir o cargo, Ali Larayedh prometeu atenção aos "problemas da nação"

Por Da Redação 14 mar 2013, 18h31

Um dos principais dirigentes do partido islamita Ennahda, Ali Larayedh, assumiu oficialmente o cargo de primeiro-ministro do Tunísia nesta quinta-feira. Ali Larayedh sucede Hamadi Jebali, que renunciou no mês passado depois de fracassar em sua tentativa de formar um governo de tecnocratas no país. O novo premiê prometeu que dará atenção aos “problemas da nação e de seu povo”.

Jebali disse que pretendia tirar o país da crise política que eclodiu após o assassinato do opositor Chukri Bel Aid, no dia 6 de fevereiro. Após sua renúncia, Larayedh, então ministro do Interior, foi designado para substituí-lo e prometeu resolver a crise com a adoção da Constituição e organização de novas eleições até o fim deste ano. Na posse de Larayedh, o ex-premiê disse que seu gabinete não fracassou. “Quem apostar no fracasso do (novo) governo, aposta no fracasso da experiência democrática tunisiana”, disse Jebali.

Na última quarta-feira, a Assembleia Constituinte tunisiana deu sinal verde ao programa de governo apresentado por Larayedh, que obteve apoio de 139 dos 197 deputados presentes.

(Com Agência AFP)

Continua após a publicidade
Publicidade