Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ex-governador pega 14 anos de prisão por leiloar cadeira de Obama

Rod Blagojevich, ex-governador do Illinois, centro-oeste dos Estados Unidos, foi sentenciado nesta quarta-feira a 14 anos de prisão por tentar leiloar a cadeira que o presidente Barack Obama deixou no Senado e por outros casos de corrupção.

O político democrata foi preso devido ao que os procuradores chamaram de “uma farra da corrupção política”, poucas semanas depois da histórica eleição de Obama, em 2008. Em junho, foi condenado por 17 casos de corrupção.

As transcrições das gravações secretas das conversas de Blagojevich, repletas de grosseria e atos corruptos, colocaram foco na corrupção daquela esfera política americana e mancharam os primeiros dias de Obama como presidente, que conseguiu sair incólume do escândalo.

Cinco dos nove ex-governadores de Illinois foram acusados de suborno e o antecessor e Blagojevich, o republicano George Ryan, cumpre atualmente uma pena de seis anos e meio de prisão por fraude e chantagem.

Blagojevich, de 54 anos, também foi declarado culpado de querer enganar um hospital infantil, um diretor de construção e um dono de um hipódromo para obter contribuições para sua campanha, e de exigir que o dono do diário The Chicago Tribune despedisse editorialistas críticos a sua gestão.