Clique e assine a partir de 9,90/mês

Evidência é ‘esmagadora’, afirma relatório de impeachment contra Trump

A partir da quarta-feira, processo passa a ser comandado pelo Comitê Judiciário da Câmara

Por Da Redação - Atualizado em 3 Dec 2019, 18h39 - Publicado em 3 Dec 2019, 16h17

O relatório do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados sobre o processo de impeachment aberto pela casa contra o presidente americano, Donald Trump, foi divulgado nesta terça-feira, 3. Segundo o documento, encabeçado pelo presidente do Comitê, o democrata Adam Schiff, a “evidência de má conduta do presidente é esmagadora”.

O relatório é resultado de investigação do Comitê, iniciada em setembro, para averiguar a participação de Trump na campanha de pressão ao governo da Ucrânia. O presidente americano é acusado de tentar coagir as autoridades do país do leste europeu para que investigassem o pré-candidato democrata às eleições de 2020, Joe Biden.

No total, o Comitê realizou mais de 100 horas de depoimentos de 17 testemunhas, dentre elas 12 depuseram em sete audiências transmitidas ao público ao vivo em novembro.

A partir da quarta-feira, 4, o processo de impeachment passa a ser comandado pelo Comitê Judiciário da Câmara e seu presidente, o também democrata Jerrold Nadler, para analisar se Trump teria infringido a Constituição americana.

Continua após a publicidade

 

Publicidade