Clique e assine a partir de 9,90/mês

EUA sediarão cúpula do G8 em maio

O encontro visa o ‘fortalecimento da aliança ocidental’ entre os países da cúpula

Por Da Redação - 5 mar 2012, 19h13

O anfitrião do encontro, que abordará ‘uma ampla gama de questões econômicas, políticas e de segurança’, será o presidente americano Barack Obama.

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que a próxima reunião do G8 será realizada nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 19 de maio, na residência presidencial de Camp David. O anfitrião do encontro, que abordará ‘uma ampla gama de questões econômicas, políticas e de segurança’, será o presidente americano Barack Obama.

Para facilitar uma conversa mais fluente e livre com os líderes dos países integrantes do grupo – EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Canadá, Japão e Rússia -, a Casa Branca decidiu realizar o encontro na residência de descanso do presidente, nas montanhas de Maryland, em um ambiente cuidadosamente protegido.

Após a conclusão da cúpula, que sucederá a realizada no ano passado em Deauville (França), Obama receberá os líderes dos países-membros da Otan em Chicago, nos dias 20 e 21 de maio. Para a Casa Branca, a ocasião será ‘a principal oportunidade deste ano’ para continuar os esforços que visam fortalecer a aliança ocidental. Além disso, outro assunto em pauta será a continuidade na retirada das tropas americanas do Afeganistão, que está prevista até o fim de 2014.

Continua após a publicidade

(Com agência EFE)

Publicidade