Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA ‘preocupados’ com rapidez do impeachment de Lugo

Os Estados Unidos se declararam nesta segunda-feira “bastante preocupados” com a rapidez do julgamento político do Congresso paraguaio que destituiu na sexta-feira o presidente Fernando Lugo.

“Temos acompanhado muito de perto os acontecimentos e continuamos bastante preocupados com a rapidez do processo utilizado para este julgamento político no Paraguai”, disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

Washington faz consultas com os outros membros da Organização de Estados Americanos (OEA) para determinar “qual será a reação” junto com seus parceiros na entidade, disse Nuland.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, conversou com o colega brasileiro Antonio Patriota a respeito do assunto durante o fim de semana, afirmou a porta-voz.

A OEA anunciou uma reunião extraordinária na quarta-feira para analisar possíveis ações diante dos acontecimentos no Paraguai.

Os Estados Unidos têm mantido uma posição mais cautelosa do que os outros países do continente. Vários retiraram seus embaixadores do Paraguai e resistem em reconhecer o governo de Federico Franco, que assumiu na sexta-feira após o impeachment de Lugo.