Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘EUA não podem mais pedir direitos humanos’, diz líder do Irã

O aiatolá Ali Khamenei afirmou que Donald Trump é a "verdadeira face" da corrupção no governo americano

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h00 - Publicado em 7 fev 2017, 19h41

O aiatolá Ali Khamenei desdenhou mais uma vez nesta terça-feira da decisão dos Estados Unidos de colocar o Irã “sob aviso” por causa de seus testes de mísseis e classificou o presidente Donald Trump de “verdadeira face” da corrupção americana.

“Somos agradecidos a esse novo homem na Casa Branca por realizar o que estamos tentado fazer na última década: mostrar a verdadeira face da América”, disse Khamenei durante uma reunião de comandantes militares em Teerã, de acordo com seu site. “Temos batalhado para mostrar ao mundo a profundidade da corrupção no governo dos Estados Unidos. E Trump fez isso em poucos dias depois de chegar à Casa Branca.”

“Os apelos [dos EUA] por direitos humanos não são mais sustentáveis”, acrescentou Khamenei, após referência a um menino iraniano de 5 anos detido em aeroporto americano após a assinatura do decreto anti-imigração.

Em seu primeiro discurso desde a posse de Trump, o líder supremo do Irã conclamou seus compatriotas a participarem de manifestações na sexta-feira, dia 10, aniversário da Revolução Islâmica de 1979, para mostrar que não têm medo das “ameaças” dos EUA.

Continua após a publicidade

Trump reagiu a um teste de míssil iraniano em 29 de janeiro dizendo que “o Irã está brincando com fogo” e impondo novas sanções a indivíduos e entidades, alguns deles ligados à Guarda Revolucionária, força de elite do país.

A Casa Branca disse que o lançamento não foi uma afronta direta ao acordo nuclear de 2015 do Irã com seis potências mundiais, mas que “viola seu espírito”.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou que o regime não irá renegociar o pacto, que Trump criticou insistentemente por vê-lo como um presente para a República Islâmica.

Continua após a publicidade

“Acredito que Trump irá forçar uma renegociação. Mas o Irã e países europeus não aceitarão isso”, disse Zarif na edição desta terça-feira do diário Ettelaat. “Teremos dias difíceis pela frente”.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu reiteradamente rasgar o acordo nuclear. Embora o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, não o tenha pedido, sugeriu uma “revisão total” do entendimento.

Sem ameaças

Analistas iranianos disseram que seus comentários foram relativamente contidos, já que não incluíram nenhuma ameaça de reagir militarmente.

Continua após a publicidade

“(Trump) diz ‘vocês deveriam ter medo de mim’. Não! O povo iraniano irá responder às suas palavras em 10 de fevereiro e irá mostrar sua postura diante de tais ameaças”, disse o aiatolá.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, apoiou o clamor de Khamenei para que a população se manifeste em todo o país na sexta-feira para “mostrar seus laços inquebrantáveis com o Líder Supremo e a República Islâmica”.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.