Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

EUA declaram coronavírus ‘emergência de saúde pública nacional’

Governo americano confirmou seis pacientes infectados e submeteu os 195 cidadãos resgatados de Wuhan, o epicentro da epidemia, em quarentena na Califórnia

Por Da Redação
Atualizado em 31 jan 2020, 19h34 - Publicado em 31 jan 2020, 19h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo dos Estados Unidos declarou nesta sexta-feira, 31, o surto da nova mutação do coronavírus (2019-nCoV) como “emergência de saúde pública nacional” e disse que proibirá, a partir de domingo, 2, a entrada de estrangeiros que tenham viajado à China. A declaração foi revelada logo após o governo submeter a quarentena os 195 americanos que foram resgatados da cidade chinesa de Wuhan, o epicentro da epidemia.

    Publicidade

    “Uma emergência de saúde pública existe e tem existido nacionalmente desde 27 de janeiro [um dia após o quinto caso de 2019-nCoV ser confirmado em solo americano]”, disse o secretário de Saúde, Alex Azar.

    Publicidade

    Qualquer cidadão americano que tenha viajado para a província chinesa de Hubei, cuja capital é Wuhan, nos últimos 14 dias estará sujeito a uma quarentena obrigatória de 14 dias. O governo ainda limitará os vôos vindos da China em sete aeroportos americanos. Nesta sexta-feira, as companhias aéreas Delta, American Airlines e United Airlines anunciaram a suspensão duas linhas para a China.

    Também nesta sexta, o governo americano determinou que todos os 195 passageiros resgatados nesta semana de Wuhan devam ser submetidos a quarentena de 14 dias em uma base aérea na Califórnia para evitar possíveis contaminações. Esta foi a primeira vez em 50 anos que uma quarentena foi determinada nos Estados Unidos

    Publicidade

    Ao todo, seis casos de 2019-nCoV foram confirmados em solo americano, dentre eles cinco “importados”, ou seja, envolvendo pacientes que foram contaminados na China. O sexto enfermo contraiu a doença em Chicago, no estado de Illinois, de sua mulher, que retornara de Wuhan.

    (Com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.