Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

EUA classificam plano nuclear do Irã como inaceitável

Por Da Redação 30 nov 2009, 16h52

Os planos do Irã de construir 10 usinas de enriquecimento de urânio são inaceitáveis e podem levar ao aumento da pressão internacional para que Teerã interrompa seu programa nuclear, disse a enviada dos Estados Unidos à Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira.

“Vemos o anúncio de que o Irã planeja construir 10 instalações adicionais como totalmente inaceitável e como prova de que ele se isola ainda mais da comunidade internacional”, disse a embaixadora Susan Rice.

O Irã anunciou no domingo que planeja construir 10 usinas de enriquecimento de urânio em uma grande expansão de seu programa atômico, apenas dois dias após inspetores da agência nuclear da ONU terem censurado a Teerã por ter seguido com tal programa de forma secreta.

Rice deixou claro que Washington está perdendo a paciência e que poderá pressionar por mais sanções contra o Irã. Ela repetiu que o presidente americano Barack Obama deu a Teerã até o final do ano para que responda a uma oferta de EUA, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia de incentivos econômicos e políticos em troca da suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade