Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA anunciam a transferência de 1.600 imigrantes para prisões federais

O Serviço de Imigração afirma que a reclusão é temporária e valerá apenas até abrirem de novos centros de detenção ou até diminuir o fluxo nas fronteiras

Por Da Redação
8 jun 2018, 10h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Caravana de imigrantes da América Central
    Membros de caravana de migrantes da América Central que procuram asilo nos Estados Unidos caminham em direção a fronteira - 29/04/2018 (Edgard Garrido/Reuters)

    O governo dos Estados Unidos vai transferir cerca de 1.600 imigrantes ilegais para prisões federais por falta de espaço nos centros de detenção, informaram nesta quinta-feira (7) as autoridades de imigração americanas.

    O Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) afirmou que o “atual aumento de cruzamentos de fronteiras ilegais e a implementação da política de tolerância zero do Departamento de Justiça” foram os causadores da falta de espaço.

    “O ICE está trabalhando para atender a demanda adicional de espaço de detenção para imigrantes”, explicou a porta-voz Danielle Bennett, em comunicado publicado pelos veículos de imprensa locais.

    Ela disse que a reclusão de migrantes em prisões federais tem a previsão de ser “temporária”, até que o ICE amplie sua capacidade com a abertura de novos centros de detenção ou até que diminua a onda de cruzamentos nas fronteiras.

    Segundo a nota, 1.000 dos 1.600 imigrantes ilegais serão transferidos para uma prisão em Los Angeles (Califórnia), enquanto o restantes seguirão para presídios no Texas, Oregon, estado de Washington e Arizona.

    Estes detidos enfrentam uma possível deportação, embora ainda estejam esperando apresentar seus casos perante juízes de imigração.

    Continua após a publicidade

    Em maio, os Estados Unidos detiveram mais de 50.000 imigrantes ilegais que cruzaram a fronteira sul com o México. Trata-se do número mais alto desde que Donald Trump assumiu o poder – embora o republicano tenha reduzido drasticamente as chegadas ao chegar à Casa Branca.

    Com o detidos do mês passado, praticamente triplicou o número dos detidos em comparação com maio de 2017.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.