Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estados Unidos suspendem todos os voos para a Venezuela

Aviões vindos do país sul-americano também não podem mais pousar em aeroportos americanos; governo Trump alega preocupações com segurança

Por Redação
16 Maio 2019, 11h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A US Airways plane and an American Airlines plane pass each other at Ronald Reagan National Airport in Arlington County, Virginia, in this file photo taken April 23, 2012. The unsecured creditors committee of bankrupt American Airlines parent AMR Corp has approved an $11 billion merger agreement with US Airways Group Inc, people familiar with the matter said on Wednesday. REUTERS/Kevin Lamarque/Files (UNITED STATES - Tags: TRANSPORT BUSINESS)
    Grandes companhias de aviação dos EUA já haviam suspendido voos para a Venezuela; a última delas foi a American Airlines, em março deste ano - 23/04/2012 (Reuters/VEJA)

    O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 15, a suspensão imediata dos voos comerciais e de carga para a Venezuela. Os aviões saídos do país sul-americano também não podem mais pousar em aeroportos americanos.

    A decisão foi informada em comunicado pelo secretário interino do Departamento de Segurança Nacional (DHS), Kevin McAleenan. Segundo ele, a medida considerou que a condição venezuelana ameaça a segurança de passageiros, aeronaves e tripulações.

    “Esta determinação se baseia na instabilidade política em curso e no aumento das tensões na Venezuela e no risco involuntário associado às operações de voo”, disse em comunicado.

    A suspensão dos voos permanecerá em vigor “indefinidamente”, e os Departamentos de Estado, Transporte e de Segurança Nacional vão monitorar as condições da Venezuela para avaliar a manutenção da medida.

    Em outra nota, o Departamento de Transporte confirmou que a titular da pasta, Elaine L. Chao, “emitiu uma ordem de suspensão de todo o serviço aéreo entre EUA e Venezuela”. A secretária justificou a medida com base em uma lei federal que autoriza a suspensão dos serviços de companhias aéreas estrangeiras e americanas entre os Estados Unidos e outro país quando houver condições nos aeroportos que ameaçam a segurança do tráfego aéreo.

    Em 28 março, a companhia aérea American Airlines já havia anunciado a suspensão por tempo indeterminado de seus voos dos aeroportos americanos para a Venezuela, interrompidos de forma temporária no dia 15 do mesmo mês. A companhia era a única entre as grandes do país a manter linhas para a Venezuela saindo de Miami. Em 2017, United e Delta suspenderam seus voos na mesma rota.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.