Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estado mais populoso da Índia aprova divisão em 4 partes

Nova Délhi, 21 nov (EFE).- O Parlamento do estado de Uttar Pradesh (UP), o mais populoso da Índia, com 200 milhões de habitantes, aprovou nesta segunda-feira a divisão da região em quatro novos estados para garantir uma melhor governabilidade, segundo a imprensa local.

O partido do Governo regional, o Bahujan Samaj Party (BSP), usou sua maioria absoluta na Assembleia e ignorou as críticas dos demais partidos, que se opõem radicalmente à chefe de Governo do estado, a carismática e controvertida Mayawati.

Segundo a agência oficial indiana ‘PTI’, os principais líderes da oposição se mostraram contrários à divisão e criticaram principalmente que a iniciativa tenha sido aprovada sem que houvesse nenhum debate político sobre o assunto.

A divisão do estado, vizinho da capital indiana, Nova Délhi, fica agora nas mãos do Governo central, que tem a última palavra na configuração territorial do país.

O Executivo regional já tinha anunciado na semana passada sua intenção de apresentar ao trâmite parlamentar a proposta de divisão com base na necessidade de uma melhor governabilidade para uma região onde vive um de cada seis habitantes da Índia.

Em entrevista coletiva, Mayawati declarou, há poucos dias, que sua decisão foi inspirada pelo pai da Constituição indiana, B.R. Ambedkar, que insistiu nos benefícios das unidades administrativas pequenas para garantir um desenvolvimento uniforme.

Mayawati, conhecida por seu gosto pelo luxo e o culto à sua própria personalidade, é de origem dalit, a comunidade ‘intocável’, excluída do sistema hindu de castas, e a oposição denunciou em diversas ocasiões a corrupção de seu Governo. EFE

pmm/mj-rsd