Clique e assine a partir de 9,90/mês

Eslováquia também confirma que S&P rebaixou nota de sua dívida

Por Da Redação - 13 jan 2012, 18h20

Bratislava, 13 jan (EFE).- O secretário de Estado de Finanças eslovaco, Vladimír Tvaroska, confirmou nesta sexta-feira que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota da dívida soberana do país.

A qualificação da S&P à dívida soberana da Eslováquia foi rebaixada em dois degraus, de ‘A+’, com perspectiva negativa, para ‘A-‘, com perspectiva estável.

‘A decisão não corresponde à Eslováquia, mas à situação na zona do euro. É uma pressão à União Europeia para que resolva com mais decisão não só a crise da dívida, mas o núcleo do problema’, comentou Tvaroska.

Por sua parte, o chefe da Agência para Gestão da Dívida e Liquidez, Daniel Bytcanek, minimizou a importância da decisão da S&P.

Em declarações ao jornal ‘SME’, afirmou que o rebaixamento já tinha sido descontado nos mercados na última emissão de bônus da Eslováquia, efetuada esta semana, que foi de 1 bilhão de euros a cinco anos e a taxas de juros de 4,66%.

O eslovaco confirmou que o país centro-europeu não realizará grandes emissões antes das eleições legislativas do dia 10 de março.

A confirmação de Tvaroska acontece depois que a França confirmou que a S&P também rebaixou a nota de sua dívida. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade