Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Escolha da nova bandeira da Nova Zelândia entra na reta final

O governo pretende abandonar a bandeira atual para superar as referências à Inglaterra e ao passado colonial neo-zelandês

O governo da Nova Zelândia revelou nesta terça-feira os quatro desenhos finalistas da proposta para mudar a atual bandeira nacional e deixar para trás o passado colonial do país. Os neozelandeses deverão escolher um dos quatro desenhos em um plebiscito no final do ano para depois pronunciar-se em outra consulta popular prevista para março de 2016 para decidir se a proposta ganhadora substitui ou não a bandeira atual.

Os quatro desenhos foram selecionados entre milhares de propostas, que foram reduzidas no mês passado a 40 pelos doze membros de uma comissão para a escolha da nova bandeira. Três dos desenhos incluem a emblemática folha de samambaia prateada – um dos símbolos nacionais -, embora variem na combinação das cores de fundo, entre o branco, o preto, o vermelho e o azul.

Leia também

Nova Zelândia quer mudar sua bandeira. Confira as candidatas

Sugestões ‘peculiares’ para bandeira da Nova Zelândia

O anúncio dos desenhos finalistas coincide com a publicação de uma pesquisa que assinala que quase metade dos eleitores está disposto a uma mudança da bandeira, embora 24% considere que dependerá da alternativa. “É importante que os desenhos sejam atemporais, que funcionem em uma variedade de contextos, sejam simples, ordenados, equilibrados e tenham um bom contraste”, disse o presidente da comissão que escolhe a nova bandeira, John Burrows.

A atual bandeira neozelandesa é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a “Union Flag” do Reino Unido, que combina os cruzamentos dos padrões de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul. A bandeira é muito semelhante à da Austrália, outra ex-colônia britânica na Oceania. A confusão das bandeiras é motivo de descontentamento em ambos os países.

(Da redação)