Clique e assine a partir de 8,90/mês

Ensaio fotográfico que encena estupro causa indignação na Índia

As fotos foram retiradas do ar após críticas de indianos nas redes sociais

Por Da Redação - 6 ago 2014, 14h15

Um ensaio fotográfico de moda que mostra uma mulher sendo atacada causou indignação na Índia, reporta a rede BBC. Nas redes sociais, usuários afirmam que as imagens ‘glamorizam’ o caso de estupro coletivo ocorrido em um ônibus de Nova Délhi, em 2012. Muitos usuários disseram que as fotos são um desrespeito à vítima e às mulheres. “Nojento” e “horrível” são algumas das palavras usadas para criticar o ensaio.

O diretor de Bollywood Vishal Dadlani, muito popular na Índia, postou: “Quem quer que seja que fez isso… espero que vá para a cadeia”. O ator indiano Amrita Puri, também uma celebridade no país, escreveu em seu Twitter que “o estupro não dever ser inspiração para uma sessão de fotos”. A série de imagens, feitas pelo fotógrafo indiano Raj Shetye, mostra uma modelo lutando para se desvencilhar de homens que a atacam dentro de um ônibus, em uma cena que lembra o estupro coletivo e assassinato de uma estudante de fisioterapia de 23 anos de idade, crime que chocou a Índia e o mundo.

Leia também

Menina de 11 anos é estuprada e morta na Índia

Índia: homem é preso acusado de estuprar menina de 6 anos

Continua após a publicidade

Indiana é estuprada como punição de crime cometido por seu irmão

O fotógrafo disse que a sessão foi “apenas uma representação da situação das mulheres em nosso país” e não tiveram inspiração no estupro de 2012. As fotos foram tiradas do ar do site indiano Behance após reações iradas no Twitter e no Facebook. Mesmo após saírem do ar, as fotos continuam circulando na internet e tanto o site que patrocinou o ensaio como o fotógrafo continuam sendo criticados nas redes sociais.

O assassinato da estudante em 2012 provocou tal comoção que o governo indiano se viu forçado a endurecer as leis contra violência sexual. Quatro agressores foram presos e condenados à morte. Um quinto agressor, que era menor de idade na época do crime, está cumprindo uma sentença de três anos de reclusão.

Saiba mais

Por que acontecem tantos estupros na Índia?

Estupros na Índia: alguns dos casos mais cruéis

Continua após a publicidade
Publicidade