Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Empresa japonesa é acusada de racismo por retratar ocidentais como narigudos

Propaganda da companhia aérea All Nippon Airways veiculada no último final de semana foi tirada do ar após uma série de reclamações de clientes

Por Da Redação 21 jan 2014, 09h48

A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) cancelou a transmissão de um anúncio de televisão após reclamações de vários espectadores que classificaram seu conteúdo de racista por retratar os ocidentais como pessoas “com o nariz grande”. A companhia confirmou nesta terça-feira que decidiu “cancelar por enquanto” a propaganda que começou a ser veiculada na televisão japonesa no fim de semana passado devido às queixas de alguns espectadores, a maioria deles, estrangeiros.

O comercial de 30 segundos [confira vídeo abaixo] intitulado “Os Japoneses Estão Mudando” mostra dois pilotos falando em inglês sobre a ampliação das rotas internacionais da companhia e a necessidade de tornar a imagem da companhia aérea mais global. Ao fazer referência à necessidade de “mudar a imagem dos japoneses”, de repente um dos pilotos aparece com um nariz grande e uma peruca loira, o que corresponde ao estereótipo dos ocidentais no Japão e em outros países da Ásia oriental.

Leia também

Morre soldado que seguiu ‘lutando’ 30 anos após rendição do Japão

Japão registra mais de mil casos de intoxicação alimentar

Companhias aéreas japonesas aceitam exigências chinesas

Uma porta-voz da ANA, a segunda maior companhia aérea japonesa e uma das maiores do mundo, afirmou que a companhia “não pretendia ofender ninguém” e que seu propósito era simplesmente promover a expansão de suas rotas internacionais do aeroporto de Haneda, em Tóquio. A companhia aérea, que não confirmou o número de reclamações recebidas, anunciou que em breve substituirá o comercial de televisão, que foi transmitido entre sábado e segunda-feira, por outro diferente.

(Com agência EFE)

https://youtube.com/watch?v=WBbn_WOP1_E

Continua após a publicidade
Publicidade