Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em revés à China, Suécia descobre maior depósito mineral da Europa

Ministro da Indústria afirma que este pode ser um passo para a independência das indústrias chinesa e russa em relação a commodities essenciais

Por Da Redação
Atualizado em 13 jan 2023, 13h14 - Publicado em 13 jan 2023, 13h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • President and CEO of Swedish mining company LKAB Jan Mostrom (L) and Sweden's Minister for Energy, Business and Industry Ebba Busch attend a news conference at LKAB in Kiruna, Sweden, on January 12, 2023. - LKAB announced that Europe’s largest deposit of rare earth metals is located in the Kiruna area. (Photo by Jonas EKSTROMER / TT News Agency / AFP) / Sweden OUT
    O presidente e CEO da mineradora sueca LKAB, Jan Mostrom (esq.), e a ministra da Indústria da Suécia, Ebba Busch: minérios descobertos estarão no mercado em 10 anos. 12/01/2022 - (Jonas Ekstromer/AFP)

    A empresa estatal de mineração da Suécia LKAB afirmou, nesta quinta-feira 12, que encontrou grandes quantidades de minerais de terras-raras em Kiruna, uma cidade no norte do país. O local, que possui o maior depósito de minério de ferro do mundo, pode usar as terras-raras na fabricação de carros elétricos, por exemplo.

    Publicidade

    “Depósitos significativos de terras-raras no norte da Suécia podem tornar a região o maior depósito conhecido de minerais na Europa”, comunica a empresa em uma nota. A LKAB ressaltou que a área contém mais de um milhão de toneladas métricas de óxidos de terras-raras.

    Publicidade

    + A ressurreição do carvão na Europa

    “Esta é uma boa notícia, não apenas para a LKAB, a região e o povo sueco, mas também para a Europa e o clima”, explicou Jan Mostrom, CEO da empresa. “Pode se tornar um bloco de construção significativo para a produção de matérias-primas críticas que são absolutamente cruciais para permitir a transição verde”, completou.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Era estimado que cerca de 97% das terras-raras estejam localizadas na Ásia, especialmente na China, que detém dois terços das reservas globais e 87% do total comercializado no mundo. Com, essencialmente, o monopólio chinês das terras-raras, o preço dessas commodities se valorizou muito no mercado mundial.

    + 2022 crava China como superpotência global e Xi, seu líder inconteste

    Publicidade

    A descoberta da Suécia aumenta a esperança de que a União Europeia reduza a dependência da China em relação aos minerais. Atualmente, Pequim fornece à Europa cerca de 95% dos metais do tipo utilizados pelo bloco.

    Continua após a publicidade

    A estatal sueca destacou que planeja apresentar um pedido de concessão de exploração em 2023, mas acrescentou que deve levar pelo menos 10 a 15 anos antes que eles possam começar a minerar o depósito e fornecer minérios para o mercado.

    Publicidade

    + Suécia abandona sua pioneira ‘política externa feminista’

    A ministra da Indústria da Suécia, Ebba Busch, comentou que “a eletrificação, a autossuficiência da União Europeia e a independência da Rússia e da China começarão com a mina”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A descoberta de elementos de terras-raras importa porque as commodities são essenciais para a produção de carros elétricos, celulares, sistemas de energia renovável e outras tecnologias vitais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.