Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em corrida com Índia, Rússia vai lançar primeiro módulo lunar desde 1976

Lançamento originalmente planejado para outubro de 2021 foi adiado por quase dois anos

Por Da Redação
7 ago 2023, 12h53

A Rússia vai lançar a sua primeira espaçonave de pouso lunar em 47 anos na próxima sexta-feira, 11, em uma corrida com a Índia para o polo sul da Lua. O lançamento vai acontecer quatro semanas depois que Nova Délhi enviou seu módulo lunar Chandrayaan-3, que deve pousar no satélite natural em 23 de agosto.

A agência espacial russa Roscosmos disse que a espaçonave Luna-25 levaria cinco dias para voar até a lua e depois passaria de cinco a sete dias em órbita lunar. Depois disso, ela vai descer em um dos três possíveis locais de pouso.

O cronograma russo sugere que poderia igualar ou vencer por pouco a Índia na superfície da lua. Apesar disso, a Roscosmos disse que as duas missões não iriam atrapalhar uma à outra porque têm diferentes áreas de pouso planejadas.

+ Índia faz lançamento histórico de espaçonave com destino à Lua

“Não há perigo de que eles interfiram ou colidam. Há espaço suficiente para todos na lua”, afirmou a agência.

O terreno acidentado dificulta o pouso, mas o polo sul é um destino valioso porque os cientistas acreditam que pode conter quantidades significativas de gelo que podem ser usadas para extrair combustível e oxigênio, bem como para beber água. Em abril, a japonesa ispace falhou em uma tentativa de fazer o primeiro pouso lunar por uma empresa espacial privada.

O Chandrayaan-3 deve realizar experimentos por duas semanas, enquanto o Luna-25 vai trabalhar no local por um ano. Com uma massa de 1,8 tonelada e carregando 31 kg de equipamento científico, o módulo russo vai usar uma pá para colher amostras de rocha de até 15 cm de profundidade para testar a presença de água congelada que poderia sustentar a vida humana.

Continua após a publicidade

+ Rússia oferece ao Brasil módulo em futura estação espacial

“A lua é o sétimo continente da Terra, então estamos simplesmente ‘condenados’, por assim dizer, a domá-la”, disse Lev Zeleny, pesquisador espacial da Academia Russa de Ciências.

O lançamento, originalmente planejado para outubro de 2021, foi adiado por quase dois anos. A Agência Espacial Europeia planejava testar sua câmera de navegação Pilot-D conectando-a ao Luna-25, mas rompeu seus laços com o projeto depois do início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.