Eleições são adiadas para o dia 18 de fevereiro

A Comissão Eleitoral do Paquistão anunciou nesta quarta-feira que as eleições parlamentares foram adiadas para o dia 18 de fevereiro. A data inicial do pleito era 8 de janeiro mas a comissão decidiu pelo adiamaneto por conta da onda de protestos após o assassinato da líder oposicionista e ex-premiê Benazir Bhutto, em atentado na última quinta-feira. A oposição criticou a mudança de data, poisa credita que beneficiará a o partido do atual presidente, Pervez Musharraf.
O Partido do Povo Paquistanês (PPP), ex-partido de Benazir e desde domingo liderado pelo filho e pelo viúvo da ex-premiê, havia advertido que o adiamento poderia “abrir uma comporta de violência”. Sobre a mudança, Farzana Raja, porta-voz do PPP, disse que “foi tudo feito desta forma a pedido do partido de Musharraf porque eles sabem que vão ser derrotados nas eleições”.
Investigação – Um assessor de Musharraf disse nesta quarta-feira que buscará ajuda internacional para investigar o assasinato de Benazir. O governo vêm sendo pressionado pela comunidade internacional e pelo PPP a aceitar uma investigação externa. Muitos acreditam que provas se perderam na operação de limpeza realizada após o atentando. Também causou estranhamento a declaração do Ministério do Interior de que a causa da morte teria sido o choque da cabeça da ex-Premiê contra uma alavanca do teto solar do carro em que ela estava. Imagens do atentado mostram tiros de revólver e também explosões.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.