Egito diz que “obstáculos israelenses” impedem chegada de ajuda a Gaza
Ministério diz que procedimentos de inspeção na passagem de Rafah dificultam chegada de caminhões em território palestino

O Ministério das Relações Exteriores do Egito disse neste sábado, 28, que “obstáculos israelenses” impedem a chegada de ajuda à Faixa de Gaza. A pasta citou como exemplo procedimentos de inspeção de caminhões na passagem de Rafah, na fronteira com o território palestino.
Em comunicado, o ministério declarou que os veículos são inspecionados antes de realmente entrarem na passagem de Rafah, controlada pelo Egito, “o que causa obstáculos que atrasam significativamente” o auxílio humanitário aos palestinos. Essa região se tornou o principal ponto de entrega de ajuda desde o início do conflito.
Segundo o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, uma média de 12 caminhões entram em Gaza diariamente. Antes da guerra, eram cerca de 500 por dia.
As Forças de Defesa de Israel anunciaram o avanço da incursão terrestre no território palestino na última sexta-feira, 27. Bombardeios na madrugada deste sábado destruíram centenas de prédios em Gaza. Enquanto isso, a população enfrenta um apagão quase total dos serviços de internet e telefonia, dificultando a chegada de ambulâncias e atendimento de emergência aos feridos, segundo a OMS.