Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Egito anuncia resultado das eleições presidenciais neste domingo

Tensão nas ruas cresce, levando forças de segurança a reforçar patrulhamento das principais instituições

A Comissão Eleitoral Suprema do Egito vai anunciar neste domingo, às 15h (10h de Brasília), o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, informou neste sábado a imprensa estatal. Os dois candidatos, o islamita Mohammed Mursi e o general reformado Ahmed Shafiq, proclamaram-se vencedores, o que elevou o nível de tensão nas ruas, levando as forças de segurança a reforçar o patrulhamento das principais instituições.

Segundo as fontes, o presidente da Comissão, Farouk Sultan, dará uma entrevista coletiva na sede do Centro Geral de Informações para divulgar o resultado e explicar outros dados sobre a votação. O próprio Sultan assegurou neste sábado que ainda estavam sendo estudados os recursos que os dois candidatos apresentaram sobre a apuração em alguns colégios eleitorais.

O anúncio ocorre em meio a uma grande tensão política e social no Egito. Manifestantes voltaram a ocupar a praça Tahrir, no centro do Cairo, para protestar pela dissolução do Parlamento e as últimas decisões adotadas pela Junta Militar que governa o país. Na sexta-feira, milhares de pessoas participaram de uma mobilização em apoio ao candidato da Irmandade Muçulmana, Mursi, e em rejeição a Shafiq e às emendas constitucionais adotadas pelos generais no poder.

(Agência EFE)