Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

É a hora de concluir acordo nuclear com Irã, diz secretário de Estado americano

Por Da Redação 5 jul 2015, 13h15

O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou neste domingo que “chegou a hora” de concluir as negociações sobre o programa nuclear iraniano, indicando, porém, que as conversações seguem abertas, em um comunicado à imprensa em Viena. “Chegou a hora de ver se podemos ou não chegar a um acordo”, disse Kerry, acrescentando que as negociações ainda poderiam caminhar “para um lado ou outro”.

“Nos últimos dias, fizemos progressos genuínos, mas quero ser absolutamente claro com todos, não estamos onde deveríamos estar com relação a várias das questões mais difíceis”, acrescentou Kerry, que realizou três reuniões neste domingo com seu colega iraniano Mohammad Javad Zarif. As negociações de Viena foram retomadas formalmente há nove dias.

“Esperamos ter um acordo justo (…) e sair de cabeça erguida paramostrar ao mundo que os países podem se entender (…) mas ainda temos problemas difíceis a resolver”, acrescentou. “Se decisões difíceis forem tomadas rapidamente nos próximos dias, poderemos chegar a um acordo nesta semana. Se isso não acontecer, não alcançaremos o prazo”, acrescentou. Os negociadores têm, teoricamente, até 7 de julho para chegar a um acordo.

Os outros ministros do grupo 5+1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, China, França e Alemanha) são esperados esta tarde na capital austríaca. O Irã e 5+1 tentam resolver há meses a questão nuclear iraniana, um dos temas internacionais mais complexos e mais sensíveis de todos.

Nos temos do acordo procurado, Teerã concordaria em reduzir e color sob controle internacional seu programa nuclear, em troca de um levantamento das sanções que estrangulam sua economia há uma década.

(Com agência AFP)

Continua após a publicidade

Publicidade