Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Dilma lamenta mortes em mensagem a primeiro-ministro

Presidente também oferece apoio brasileiro a autoridades japonesas

Por Gabriel Castro 11 mar 2011, 18h42

A presidente Dilma Rousseff enviou ao primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, uma nota de solidariedade pela destruição causada pelo terremoto seguido de um tsunami, nesta sexta-feira.

O texto tem nove linhas e oferece e lamenta a tragédia, que já deixou centenas de mortos e desaparecidos. “O Governo e o Povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atingiu o Japão, onde vivem cerca de 260 mil nacionais brasileiros”, diz um trecho do comunicado.

Na nota, a presidente também afirma que o Brasil está à disposição para auxiliar os japoneses no que for preciso. A mensagem de Dilma Rousseff foi divulgada por volta das 18h desta sexta-feira. Veja a íntegra do comunicado:

Senhor Primeiro-Ministro,

Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami que atingiram o Japão, no dia 11 de março corrente.

Continua após a publicidade

O Governo e o Povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atingiu o Japão, onde vivem cerca de 260 mil nacionais brasileiros.

Estou certa de que a mobilização, competência e empenho com que a nação japonesa responderá a esse desastre natural permitirão a seu país uma rápida recuperação. Ainda assim, o Brasil se coloca à disposição do Governo japonês com vistas a contribuir ao apoio internacional ao Japão.

Mais alta consideração,

Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade