Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Deslizamento soterra vilarejo e mata dezoito na Indonésia

Outras 90 pessoas estão desaparecidas. Equipes de resgate relatam dificuldades por causa de equipamentos inadequados

Por Da Redação 13 dez 2014, 08h28

Pelo menos dezoito pessoas morreram e 90 estçao desaparecidas em decorrência de um deslizamento de terra em um vilarejo na ilha de Java, no arquipélago da Indonésia. O acidente foi procovado pelas chuvas torrenciais que atingem a região. A encosta de uma montanha veio abaixo em Jemblung, deixando apenas duas casas de pé, segundo a agência France-Presse.

As equipes de resgate se concentram na cidade de Jemblung, na região central da ilha, à procura de possíveis sobreviventes que estejam soterrados sob a lama e os escombros, disse a Agência Nacional de Defesa Civil em comunicado. Pelo menos 105 casas foram encobertas. As autoridades locais estimam que os desaparecidos possam integrar a lista das 420 pessoas abrigadas em campos temporários para os afetados pelas enchentes.

A maquinaria pesada requerida para limpar as estradas cobertas pelo lodo chegou durante a tarde, mas a agência estatal continua ressaltando que falta equipamento adequado para a busca de sobreviventes. “O lodo, o terreno acidentado e o mau tempo estão dificultando os esforços de resgate”, declarou o porta-voz da agência indonésia, Sutopo Purwo.

Centenas de pessoas morrem todos os anos na Indonésia em acidentes deste tipo, que são mais frequentes durante a estação chuvosa, entre os meses de novembro e março. A Agência Nacional de Defesa Civil estima que cerca de metade da população do país, de aproximadamente 250 milhões de habitantes, vive em áreas com risco de deslizamento.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade