Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deputados trocam chutes e socos em sessão no Congresso boliviano; vídeo

Incidente marca mais um episódio de polarização no país andino, onde oposição acusa governo de esquerda de perseguição política

Por Da Redação
Atualizado em 24 Maio 2023, 11h20 - Publicado em 24 Maio 2023, 11h12

Parlamentares do partido governista e da oposição na Bolívia trocaram chutes, socos e puxões de cabelo em sessão pública do Parlamento nessa terça-feira, 24. O incidente ocorreu durante a apresentação do relatório do ministro do Interior (Casa Civil, no Brasil), do governo de Luis Arce.

O ministro Eduardo Del Castillo havia sido convocado ao Parlamento para esclarecer sobre a prisão, em dezembro do ano passado, do governador da região de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, principal figura de oposição do país. Defendendo a legalidade da prisão, Del Castillo criticou o Creemos, partido de Camacho, descrevendo seus membros como “grupos radicais, ladrões violentos, que vieram roubar as carteiras do povo boliviano”.

Em meio à exposição do ministro, um grupo de deputados da oposição exibiu cartazes com mensagens que diziam: “Com presos políticos não há democracia”, ou uma foto de Del Castillo com a legenda “Ministro do Terror”.

Continua após a publicidade

O presidente do Congresso, David Choquehuanca – também vice do presidente Arce –, anunciou que convocará os blocos políticos para evitar que esses incidentes voltem a acontecer.

O incidente marca mais um episódio de polarização na Bolívia, onde a oposição afirma que existem ao menos 180 presos políticos. Eles teria sido acusados ​​pelo governo de esquerda de apoiar um suposto golpe contra o ex-presidente Evo Morales, em 2019, e de ter apoiado sua sucessora, a direitista Jeanine Áñez, também presa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.