Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Deputado agride duas candidatas em debate; veja vídeo

Promotoria emitiu ordem de prisão contra o neonazista Ilias Kasidiaris

Por Da Redação 7 jun 2012, 09h11

A promotoria grega emitiu uma ordem de prisão contra Ilias Kasidiaris, o porta-voz do partido neonazista grego Amanhecer Dourado, por ter agredido duas candidatas em um debate televisionado nesta quinta-feira. O incidente aconteceu durante um debate organizado pela emissora ANT-1, que, além de Kasidiaris, também contava com a participação de Liana Kanelli e Rena Dourou, ambas candidatas ao Parlamento pelo Partido Comunista e pela formação esquerdista Syriza, respectivamente.

O debate foi subindo de tom até que o porta-voz do partido neonazista lançou um copo de água no rosto de Rena. Em seguida, ele avançou sobre a candidata comunista com tapas e socos. Kasidiaris teria se descontrolado depois que Rena lembrou que ele seria processado sob acusação de ter participado da agressão a um estudante da Atenas em 2007.

A juiza Eleni Raikou emitiu uma ordem de prisão contra o deputado do Amanhecer Dourado, que deixou o estúdio de TV logo após a agressão. Ele não possui imunidade parlamentar, porque o Legislativo foi dissolvido devido à realização das eleições do próximo dia 17 de junho.

Assista, no vídeo abaixo, à agressão do deputado durante o debate:

Eleições – A candidata Rena Kanelli indicou que o comportamento do neonazista mostra por que os gregos que apoiaram o Amanhecer Dourado nas eleições de maio não deveriam mais votar nesta formação, que ameaça expulsar todos os imigrantes ilegais e colocar cercas elétricas nas fronteiras do país mediterrâneo. “Com o poder de seu voto no 17 de junho, os cidadãos devem eliminar todos os pistoleiros, os mesmos que não pensam duas vezes antes de agredir alguém em qualquer circunstância”, indicou a política comunista ao jornal Ekathimerini.

Nas últimas eleições do dia 6 de maio, o Amanhecer Dourado conseguiu entrar no Parlamento depois de obter 6,97% dos votos, o que supõe um grande salto para a formação. Em 2009, o mesmo Amanhecer Dourado recebeu apenas 0,3%. As pesquisas para os próximos pleito mostram que este partido poderia alcançar entre 4,5% e 5,8% dos votos.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade