Deputada eleita é sequestrada no México
A ex-prefeita Norma Rodríguez é mais uma vítima da violência contra políticos no país, onde 48 candidatos foram mortos na eleição de 1º de julho

A deputada eleita pelo estado mexicano de Vera Cruz, Norma Azucena Rodríguez Zamora, foi sequestrada na noite de terça-feira (14), depois de um veículo preto ter colidido com o carro em que viajava pela rodovia México-Tuxpan. Não há ainda informações sobre seu paradeiro.
Rodríguez estava a caminho da Cidade do México em companhia de sua secretária e do motorista. Os sequestradores provocaram o acidente para forçar a deputada eleita a entrar do carro deles. Seus acompanhantes ficaram feridos.
A polícia do Estado de Hidalgo, onde deu-se o rapto, montou uma operação para identificar e localizar os sequestradores e libertar Rodríguez, segundo o jornal La Jornada Vera Cruz. As razões do sequestro não são conhecidas, mas políticos com planos de interferir nos negócios das organizações criminosas costumam se tornar alvos delas, mencionou a BBC.
Aos 32 anos de idade, ela foi a única candidata do Partido da Revolução Democrática (PRD) a eleger-se no último pleito legislativo em Vera Cruz. Deverá tomar posse no próximo dia 1º de setembro. Rodríguez foi prefeita da cidade de Tihuatlán, em Vera Cruz.
Na mesma região de Hidalgo, o prefeito de Naupan, Genaro Negrete Urbano, foi sequestrado no mês passado. Ele foi executado com um tiro, e seu corpo foi encontrado no começo deste mês.
As eleições de 1º de julho foram as mais sangrentas da história recente do México. Pelo menos 48 candidatos foram assassinados durante a campanha eleitoral, segundo a Etellekt Consultores. Houve um total de 715 agressões diretas contra políticos. Pelo menos 278 deles receberam ameaças e intimidações e 27 foram feridos com armas de fogo.