Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Democratas e republicanos realizam novas primárias neste sábado

Enquanto Donald Trump continua favorito entre os republicanos da Carolina do Sul, Hillary Clinton precisa vencer Bernard Sanders em Nevada

Uma nova rodada de primárias ocorrerá nos Estados Unidos neste sábado. Os eleitores republicanos da Carolina do Sul e os democratas de Nevada votam para definir quem serão os respectivos candidatos para as eleições presidenciais americanas marcadas para novembro. Do lado republicano, o bilionário Donald Trump continua liderando as pesquisas, mas é seguido pelo senador Ted Cruz, o ultraconservador preferido pela direita cristã evangélica, que venceu em Iowa.

A última semana foi de duros ataques entre os pré-candidatos republicanos. Trump chamou Cruz de mentiroso em um debate no sábado passado, depois o ameaçou com um processo por um anúncio no qual dizia que o magnata defendia o direito ao aborto no passado. Por último, Trump chegou a trocar críticas com o papa Francisco, que afirmou que o bilionário americano não era cristão por causa de sua ideia de construir um muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

Ted Cruz se mostra confiante de que continuará na competição, enquanto os candidatos restantes esperam um resultado honrável que justifique seguir com suas campanhas. São eles o senador de ascendência cubana Marco Rubio, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Ohio, John Kasich, e o médico aposentado Ben Carson.

Já entre democratas, Hillary Clinton, apontada como favorita, tem a obrigação de ganhar o caucus (assembleias de eleitores) de Nevada para aumentar o moral de seus partidários depois da significativa derrota em New Hampshire frente ao senador Bernie Sanders. Nas primárias democratas de 2008, Clinton ganhou de Barack Obama em Nevada, estado onde conta com o apoio das comunidades negra, hispânica e asiática, que representam cerca da metade dos habitantes.

“Nevada é mais representativo da população americana que Iowa ou New Hampshire”, explicou Michael Green, professor de história da Universidade de Las Vegas. “Os candidatos que passam dessas primeiras etapas estão prontos para enfrentar o tipo de eleitorado que votará nas presidenciais”, declarou.

Os caucus republicanos em Nevada serão na terça-feira, enquanto os democratas terão suas primárias na Carolina do Sul no próximo sábado. Em 1º de março ocorrerá a chamada “Super Terça”, quando onze estados se pronunciarão.

(Com AFP)