Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De volta ao cargo, prefeito de Toronto diz que já usou ‘quase todas as drogas’

Após ficar dois meses internado, Rob Ford diz que está lidando com o vício um dia de cada vez e que mantém os planos de se reeleger em outubro

O prefeito de Toronto, Rob Ford, reassumiu o cargo nesta semana, depois de passar dois meses em uma clínica de reabilitação nos Estados Unidos. E voltou a falar sobre seu problema com drogas a emissoras de TV canadenses, afirmando que já usou “quase todas as drogas existentes”. “Cite o nome de uma, e eu terei usado”, disse, em uma das entrevistas. Na outra, questionado sobre quais costumava usar, resumiu: “a gama toda”, citando especificamente cogumelos alucinógenos e maconha. Só negou ter usado heroína.

Ford admitiu no ano passado ter fumado crack. Ele se afastou da prefeitura no final de abril, depois da divulgação de um novo vídeo em que ele aparecia usando um cachimbo de crack no porão da casa da irmã. O prefeito então prometeu buscar tratamento. Antes da internação, ele já havia sido filmado fumando crack com traficantes, urinando na rua bêbado e xingando adversários.

Leia também:

Conheça Rob Ford, o prefeito que fuma crack

Além do vício em drogas, Ford também falou nas entrevistas sobre seu vício em álcool e disse que costumava beber na sede da prefeitura. Negou, porém, ter usado drogas em seu gabinete. Ele admitiu que seu envolvimento com drogas e bebida alcoólica começou muito antes de se tornar prefeito, e culpou o vício pelos comentários homofóbicos e misógenos que já fez. “Você faz coisas e diz coisas que não representam você. Eu assumo a responsabilidade. Tudo o que me resta fazer é pedir desculpas e lidar com essa doença.”

Ford, que pretende tentar a reeleição em outubro, diz que está se recuperando e lidando com o vício um dia de cada vez. “Eu sei que não bebi ontem e sei que não bebi hoje”, disse. No ano passado, a Câmara Municipal de Toronto esvaziou a maior parte dos poderes do prefeito. Ford, porém, diz não ter ficado desanimado e continia a afirmar que continua candidato à reeleição no pleito previsto para o final de outubro. “Eu amo meu trabalho e me manter ocupado é a melhor coisa que posso fazer”, declarou Ford.