Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cyndi Lauper pede apoio em Tóquio para evitar isolamento de Fukushima

Tóquio, 12 mar (EFE).- A cantora americana Cyndi Lauper, que está visitando o Japão para uma turnê que coincide com o aniversário do tsunami que assolou o nordeste do país, pediu nesta segunda-feira apoio para evitar o ‘isolamento’ da província de Fukushima, epicentro da crise nuclear provocada pela tragédia.

Cyndi Lauper, autora de sucessos dos anos 1980 como ‘Girls Just Want to Have Fun’, estimulou em entrevista coletiva a ‘compra ativa de produtos de Fukushima e das áreas afetadas para promover o comércio e a economia local’, informou a emissora de televisão pública ‘NHK’.

A artista viveu de perto a crise do ano passado, já que estava no Japão para uma turnê que foi mantida apesar da preocupação pelas contínuas réplicas do terremoto e do acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi.

‘Então prometi voltar’, lembrou nesta segunda Cyndi Lauper, que afirmou que manterá seu compromisso de apoio ao país asiático, com o qual, disse, possui vínculos estreitos, já que o visita desde os anos 80, quando se tornou popular com músicas como ‘Time after Time’.

A cantora, de 58 anos, fez um show no domingo em Tóquio que foi transmitido ao vivo para as províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima, as mais atingidas pelo tsunami que há um ano deixou mais de 19 mil mortos.

Antes do show, Cyndi e sua banda se uniram à homenagem nacional de um minuto de silêncio pelas vítimas às 14h46 (hora local), a mesma na qual o terremoto de 9 graus atingiu o Japão.

O show do domingo foi o terceiro da cantora em Tóquio como parte da turnê ‘Japan Tour 2012’, que passará também pelas cidades de Osaka e Nagoya.

No início do mês, antes de começar a turnê, Cyndi foi a algumas cidades atingidas pela catástrofe, como Ishinomaki, onde visitou uma escola elementar e doou a seus alunos dez cerejeiras, árvore emblemática do Japão e cuja floração ocorre a cada ano em todo o país. EFE