Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cuba retira embaixador no Paraguai

Havana, 26 jun (EFE).- Cuba anunciou nesta terça-feira a retirada de seu embaixador em Assunção, Bernardo Guanche, para expressar seu repúdio ao impeachment que destituiu Fernando Lugo da Presidência do Paraguai, informou o Ministério das Relações Exteriores da ilha.

‘Procedeu-se à retirada de nosso embaixador em Assunção, que chegará a Havana nas próximas horas’, assinalou a Chancelaria cubana em comunicado.

A decisão foi tomada após o governo cubano condenar, no sábado passado, o que chamou de ‘golpe de Estado parlamentar’ contra Fernando Lugo, destituído na sexta-feira. ‘(Havana) não reconhecerá autoridade alguma que não emane do sufrágio legítimo e do exercício da soberania por parte do povo paraguaio’.

O próprio presidente cubano, Raúl Castro, ratificou na segunda-feira esta postura ao repudiar a destituição de Lugo: ‘Foi um golpe. Usaram o Parlamento e a maioria reacionária que têm ali (no Paraguai)’, comentou.

O general Castro também advertiu que os golpes de Estado voltaram à América Latina, mas ‘disfarçados’, e assinalou que os últimos eventos no continente não o surpreendem. EFE