Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cruz Vermelha cria site para ajudar busca de desaparecidos

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) criou um site dedicado a ajudar pessoas no Haiti e no exterior a entrar em contato com familiares e amigos desaparecidos após o terremoto que devastou o país na terça-feira.

Segundo Robert Zimmerman, vice-diretor da Divisão de Proteção e Busca do CICV, a página foi criada para acelerar o processo de retomada de contato entre os membros de famílias que ficaram separadas. Como as redes de comunicação foram devastadas pelo terremoto, é difícil a localização de parentes e amigos.

“Nesta etapa, o portal permite que pessoas no Haiti e no exterior registrem o nome dos membros de suas famílias com os quais querem retomar contato. Quando obtivermos uma resposta, ela será encaminhada”, disse Zimmerman.

O portal, no qual já foram registradas centenas de nomes de haitianos, é administrado pelo CICV em parceria com a Sociedade Nacional da Cruz Vermelha com sede no Haiti e com o conjunto da rede Cruz Vermelha no mundo. Em tragédias semelhantes – como o furacão Katrina, nos EUA, em 2005 – a Cruz Vermelha já havia criado sites parecidos para auxiliar na busca pelos desaparecidos.

Ajuda – Nesta quinta-feira, um avião com 11 membros do CICV, entre eles dois especialistas em buscas, deve chegar a Porto Príncipe, capital do país. Já a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) enviará kits de higiene e primeiros socorros para 10.000 pessoas nas próximas 48 horas, assim como um hospital de campanha com 50 leitos, informou o diretor da entidade para a América, Xavier Castellanos.

(Com agência AFP)