Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Croácia realiza suas eleições parlamentares

Por Da Redação 4 dez 2011, 05h43

Zagreb, 4 dez (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Croácia para escolher as 151 cadeiras de seu Parlamento do qual sairá, segundo as pesquisas, uma nova coalizão de Governo.

A grande favorita é a coalizão de centro-esquerda ‘Aliança pelas mudanças’, liderada pelo Partido Social-Democrata (SDP) de Zoran Milanovic.

Na coalizão participam também o Partido Popular-Liberal (HNS), a regionalista Assembleia Democática Istriana (IDS) e o Partido dos Aposentados (HSU).

Seu rival principal é a conservadora União Democrática Croata (HDZ) da primeira-ministra, Jadranka Kosor.

Segundo a pesquisa mais recente da agência ‘Ipsos Puls’, a coalizão do SDP obterá uma maioria de 79 cadeiras, frente aos 46 da histórica HDZ, o partido que liderou a ex-república iugoslava durante 17 de seus 20 anos de independência.

Dos 4,5 milhões de eleitores, cerca de 400 mil são da diáspora, que em sua maioria são croatas da vizinha Bósnia-Herzegóvina, que têm reservados três cadeiras que sempre foram da HDZ.

Quando as urnas fecharem serão publicados os primeiros resultados da pesquisas de boca-de-urna, e espera-se que a apuração oficial termine quase totalmente por volta de meia-noite, hora local. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade