Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coreias do Sul e do Norte se preparam para dois tufões em uma semana

O tufão Maysak – que é equivalente a um furacão de categoria 4 – pode ser um dos mais potentes dos últimos 20 anos

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 set 2020, 10h13 - Publicado em 2 set 2020, 09h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Homens observam o mar antes da passagem do tufão Maysak na Praia de Haeundae, em Busan, na Coreia do Sul - 02/09/2020 (Ed JONES/AFP)

    As Coreias do Sul e do Norte estão em alerta máximo nesta quarta-feira, 2, com a aproximação de dois tufões que podem atingir os países em menos de uma semana.

    Publicidade

    O tufão Maysak – que atualmente é equivalente a um furacão de categoria 4, em uma escala de cinco fases – pode ser um dos mais potentes dos últimos anos. Mais de 300 voos domésticos foram cancelados nesta quarta, ante a proximidade do fenômeno, que já provoca fortes ventos na península.

    Publicidade

    O primeiro-ministro sul-coreano, Chung Sye-kyun, afirmou que o tufão pode ser comparado ao de 2003 que provocou 131 mortes, além de prejuízos milionários, no país. “Estamos muito preocupados”, disse.

    Maysak deve tocar o solo durante a tarde de quarta-feira na costa sul da Coreia e na quinta-feira na Coreia do Norte. A tempestade tem atualmente ventos de 215 quilômetros por hora, mas pode ganhar ainda mais força nas próximas horas, segundo o serviço meteorológico sul-coreano.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Há ainda uma segunda tempestade que se aproxima da Península Coreana e que deve se tornar um tufão nas próximas 24 horas. Os meteorologistas ainda acreditam que a tempestade Haishen pode se fortalecer ao ponto de se transformar no equivalente a um furacão de categoria 4 até o final da semana.

    A expectativa é que o Haishen atinja o Japão no domingo 6, e a Península Coreana na segunda-feira 7. Meteorologistas japoneses afirmam que esta pode ser a terceira tempestade mais forte em 70 anos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os desastres naturais são temidos na Coreia do Norte, nação com infraestrutura frágil. O país também é muito afetado por inundações, devido ao desmatamento significativo em seu território. A imprensa oficial de Pyongyang informou que “medidas urgentes” foram adotadas para minimizar os eventuais danos da passagem do tufão.

    Enquanto os ciclones tropicais que ocorrem no Oceano Atlântico recebem o nome de furacão, aqueles identificados no Oceano Pacífico,  principalmente no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, são chamados de tufão.

    Publicidade

    (Com AFP)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.