Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coreia do Norte pune militares por ‘comportamento impuro’

Dois militares do alto escalão podem ser enviados para reeducação; país tem histórico de substituições frequentes de líderes das forças armadas

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h45 - Publicado em 21 nov 2017, 18h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dois militares do alto escalão da Coreia da Norte foram punidos por “comportamento impuro”, informou um legislador sul-coreano à CNN. Não ficou claro qual foi a conduta específica que motivou a punição, mas analistas consultados pela rede americana afirmaram que provavelmente eles passarão por uma reeducação dentro da ideologia do partido de Kim Jong-un.

    Os militares foram identificados pelo Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul (NIS, na sigla em inglês) como sendo Hwang Pyong So, diretor do Departamento Político Geral (GPD, na sigla em inglês), órgão que exerce o controle político nas forças armadas, e seu assessor Kim Won Hong.

    O GPD é uma das instituições mais importantes da Coreia do Norte. Antes da punição, Hwang Pyong So era um dos três homens mais poderosos abaixo de Kim Jong-un. Os outros dois são o ministro da defesa e o chefe da equipe geral.

    O professor da Universidade de Kookmin em Seul, Andrei Lankov, explicou à CNN que nenhum líder militar fica no poder por muito tempo na Coreia do Norte, permanecendo no máximo um ano. “Os generais são substituídos com uma frequência sem precedentes”, afirmou. “Uma vez que você ganha alguma base de poder você está fora. Se tiver sorte te dão um trabalho muito longe das forças armadas. Se não tiver sorte, está morto”.

    A punição veio uma semana após um soldado norte-coreano desertar e atravessar a fronteira para a Coreia do Sul. O departamento de Hwang era o responsável por garantir que os militares estivessem devidamente doutrinados e nunca conseguissem desertar. Além do soldado da semana anterior, cujo nome ainda não foi revelado, outros três desertaram este ano.

    Essa deserção seria motivo suficiente para a queda de Hwang Pyong So e Kim Won Hong do cargo, explicaram alguns especialistas à CNN. O argumento seria de que o soldado não era ideologicamente sólido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.