Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte marca primeiro congresso do partido único em quase 40 anos

Evento será realizado no dia 6 maio, em Pyongyang

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira que irá realizar o primeiro congresso desde 1980 do partido único que governa o país. O evento está marcado para o dia 6 de maio, na capital Pyongyang, de acordo com a agência de notícias oficial KCNA.

O congresso é o mais alto nível de tomada de decisões do partido. No último evento, que contou com a presença de 3.000 delegados do partido, o ditador Kim Il-sung designou como sucessor no poder seu filho Kim Jong-il, morto em 2011 e pai do atual ditador.

O anúncio do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores gerou especulações de que a nação poderia realizar um quinto teste nuclear, com o intuito de fortalecer a imagem do ditador em meio a duras críticas internacionais. Podem ser anunciadas também decisões que definam o futuro das políticas do país, especialmente em relação à economia.

Leia também:

Coreia do Norte posiciona 300 novos lança-foguetes na fronteira com o Sul

Coreia do Norte ameaça Seul e EUA com ataque nuclear preventivo

A Coreia do Norte tem enfrentado forte crise econômica, que se aprofundou no início deste ano depois que o país realizou mais um teste nuclear e lançou um foguete de longo alcance, o que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a aplicar as sanções mais duras em 20 anos contra Pyongyang.

A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, disse na terça-feira (26) que acredita que o vizinho do norte tenha concluído os preparativos para um novo teste de bomba atômica.

(Com EFE e Estadão Conteúdo)