Clique e assine a partir de 9,90/mês

Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino

O projétil aterrissou em uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea

Por Da redação - Atualizado em 23 ago 2016, 21h50 - Publicado em 23 ago 2016, 21h20

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico a partir de submarino ao largo da sua costa leste, na manhã de quarta-feira (horário local), de acordo com militares da Coreia do Sul. Trata-se do mais recente de uma série de lançamentos de mísseis norte-coreanos, em desafio a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O míssil foi disparado por volta de 5:30 (17:30 no horário de Brasília) perto da cidade costeira de Sinpo, onde imagens de satélite mostram uma base de submarinos, e viajou cerca de 500 quilômetros, afirmaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e o Ministério da Defesa.

LEIA MAIS:
Seul e Washington iniciam manobras sob ameaça da Coreia do Norte
Coreia do Norte afirma que retomou produção de plutônio

O projétil aterrissou na zona de identificação de defesa aérea do Japão, uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A “tecnologia SLBM (míssil balístico lançado de submarinos) da Coreia do Norte parece ter progredido”, disse um oficial militar sul-coreano.

Retaliação

O lançamento ocorre dois dias depois que Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram manobras conjuntas em grande escala com fogo real em território sul-coreano, às quais a Coreia do Norte respondeu com a ameaça de um “ataque nuclear preventivo”.

O Ulchi Freedom Guardian (UFG), um dos maiores exercícios anuais conjuntos realizado todo verão (hemisfério norte) na Coreia do Sul, conta este ano com a presença de 25.000 soldados dos EUA e 50.000 sul-coreanos, segundo informaram o Comando de Forças Combinadas e o Ministério da Defesa de Seul.

(Com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade