Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte vai suspender testes de mísseis, acredita Trump

Pelo Twitter, o presidente afirmou confiar na promessa de Kim Jong Un de não realizar o procedimento até maio, quando deverão discutir o assunto em reunião

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 10, que acredita que a Coreia do Norte vai cumprir sua promessa de suspender os testes de mísseis, enquanto ele se prepara para uma cúpula, provavelmente em maio, com o líder do país, Kim Jong Un.

Por meio do Twitter, Trump lembrou que o país asiático se absteve dos testes desde novembro do ano passado e escreveu que Kim “prometeu não fazê-lo” até que os dois se encontrem. “Eu acredito que eles vão honrar esse compromisso”, disse o presidente americano.

Trump chocou até mesmo membros de sua equipe na quinta-feira, quando afirmou que estava disposto a se reunir com Kim. O americano citou conversas dele com líderes asiáticos importantes desde o anúncio do encontro, como o presidente chinês Xi Jinping, que disse estar satisfeito por se buscar uma solução diplomática em vez de “ir com a alternativa ameaçadora” (confronto nuclear), e o premiê japonês Shinzo Abe, que teria dito que  está “muito entusiasmado” com as conversações acordadas.

O presidente também disse que a China, o principal aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte, “continua a ser útil” e afirmou ter pressionado Jinping a convencer a Coréia a abandonar o seu programa nuclear.

Em um tuíte anterior, Trump afirmou que “Abe está muito entusiasmado com as negociações com a Coreia do Norte” e que os dois discutiram sobre como reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos e Japão. Para finalizar, deixou uma frase otimista: “Tudo vai funcionar”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando Mello

    Tem me passado a impressão de que Kim Jong Un é mais esperto e sagaz do que Donald Trump.
    E parece que ele é quem está determinando o rítmo da dança que Trump está se vendo envolvido a dançar.

    Curtir

  2. Paulo Bandarra

    Se Trump obtiver resultado, está reeleito.

    Curtir

  3. Paulo Bandarra

    Kim Jong Un não tem nada de esperto. Trump pode ir para qualquer lado com sucesso. Já Kim só para o lado da paz. O da guerra significa o fim da dinastia. O da manutenção da tensão, o empobrecimento do país.

    Curtir