Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coreia do Norte dispara três mísseis e deixa Seul em alerta

Lançamento de projéteis de curto alcance volta a elevar a tensão na península

Por Da Redação 18 Maio 2013, 07h08

A Coreia do Norte lançou, neste sábado, três mísseis de curto alcance no mar, a partir de sua costa oriental, colocando a vizinha Coreia do Sul em alerta. Os lançamentos foram confirmados pelo ministério da Defesa sul-coreano e pelo governo do Japão, que informou que nenhum dos projéteis – com alcance inferior a 1000 km – caiu em águas japonesas. O regime de Kim Jong-un ainda não se manifestou sobre o exercício.

Leia também:

Coreia do Norte tem duzentas bases de lançamentos de mísseis

Coreia do Norte não sera recompensada por ameaças, dizem EUA

Funcionários da Defesa sul-coreana citados pela agência Yonhap disseram que dois dos mísseis foram detectados pela manhã e o terceiro por volta do meio-dia. De acordo com as fontes, as Forças Armadas do país reforçaram a vigilância em torno dos movimentos da vizinha do Norte.

Tensão – Os lançamentos deste sábado voltam a aumentar a tensão na península e são o primeiro ato beligerante de Pyongyang nas últimas semanas. Desde o início de maio, o regime de Kim Jong-un vinha diminuindo o tom em sua recente campanha de ameaças contra a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos.

Apesar da preocupação dos vizinhos, os lançamentos realizados neste sábado, a príncipio, não parecem descumprir nenhuma norma internacional, já que os mísseis utilizados eram todos de curto alcance. Diversas resoluções da ONU proíbem que Pyongyang lancem projéteis de longo alcance e com grande capacidade de carga. As medidas buscam evitar que o regime de Kim Jong-un desenvolva um programa de armas nucleares intercontinentais.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade