Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte abandona gabinete criado para cooperação com Seul

Saída de Pyongyang da organização do Escritório Intercoreano indica um revés para os esforços pela paz na península coreana

A Coréia do Norte anunciou, nesta sexta-feira 22, o abandono do Escritório Intercoreano, gabinete criado em 2018 para fortalecer as negociações de paz e cooperação com a Coreia do Sul.

De acordo com o governo sul-coreano, representantes do vizinho do Norte informaram abruptamente que deixarão a iniciativa. Não há justificativas oficiais para o ato, que naturalmente representa um revés para os esforços recentes pela diminuição da tensão na península coreana.

Localizado na cidade de Kaesong, na fronteira da Coreia do Sul com o Norte, o escritório permitiu que funcionários dos dois países se comunicassem regularmente pela primeira vez desde a Guerra da Coreia, contando com 20 funcionários de cada país – atuando para integrá-los.

Os avanços pela paz na região foram prejudicados após a falta de acordo no encontro entre o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, e o americano Donald Trump em cúpula em Hanói (Vietnã) no final de fevereiro. Na ocasião, a Coreia do Norte não aceitou termos para interromper as atividades de seu programa nuclear.

A inauguração do Escritório Intercoreano, em setembro de 2018, contou com a presença de ministros dos dois países e foi amplamente celebrado.