Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Congresso americano tem a menor aprovação em 20 anos

Em pesquisa, só 14% dos entrevistados aprovam a atuação dos parlamentares

Após vários meses de disputas parlamentares entre republicanos e democratas, nunca tantos americanos tiveram uma opinião tão ruim do Congresso nas últimas duas décadas, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira. Apenas 14% dos entrevistados aprovam a atuação do Congresso, índice menor que nos períodos pré-eleitorais de 1994, 2006 e 2010, quando o partido que dominava a Câmara perdeu a maioria, de acordo com o estudo do Washington Post-ABC News.

Apenas 3% dos americanos aprovam totalmente a atuação dos congressistas, o que representa o menor nível possível, levando em consideração que a margem de erro é de quatro pontos. Durante os últimos nove meses, as disputas foram muito duras entre os democratas, base do presidente Barack Obama e que controlam o Senado, e os opositores republicanos, que retomaram a maioria da Câmara de Representantes em 2010, nas eleições de meio de mandato.

A batalha parlamentar terminou em agosto, quando as divergências com a oposição republicana sobre um plano de redução do enorme déficit federal deixaram o país à beira da quebra, dando a oportunidade para agência de classificação Standard & Poor’s reduzir, pela primeira vez na história, a nota da dívida soberana dos Estados Unidos, em outros tempos considerada intocável.

A pesquisa mostra ainda que 49% da opinião pública apoia as novas medidas de Obama para favorecer a criação de empregos, contra 34% contrários.

(Com agência France-Presse)