Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Colégios eleitorais abrem para 2º dia de votação das presidenciais egípcias

Por Da Redação 24 Maio 2012, 03h38

Cairo, 24 mai (EFE).- Os colégios eleitorais abriram nesta quinta-feira para o segundo dia de votação das eleições presidenciais no Egito, as primeiras deste tipo após o fim do regime de Hosni Mubarak, depois de um primeiro dia que transcorreu em um ambiente de normalidade.

A votação no segundo dia do primeiro turno das eleições começou às 8h (horário local, 3h de Brasília), vigiada pelo Exército e pela Polícia, informou a televisão egípcia.

A televisão mostrou imagens da parte externa de uma escola na cidade de Suez (leste), onde havia filas de eleitores, e de seu interior, com alguns eleitores exercendo seu direito a voto sob o olhar de um juiz.

Nesta quarta-feira, os egípcios foram em massa aos centros eleitorais, que estenderam seu horário de abertura uma hora mais, até as 21h (16h de Brasília) para dar a oportunidade de votar a um maior número de pessoas.

Segundo as autoridades, quase não foram registrados incidentes durante o primeiro dia de votações, só poucas irregularidades, ao contrário das eleições anteriores, as legislativas realizadas entre o final de 2011 e começo de 2012, onde houve várias anomalias.

Mais de 50 milhões de egípcios foram convocados às urnas para escolher o primeiro presidente da era democrática no Egito, em uma eleição na qual dois islamitas e dois ex-altos cargos do antigo regime de Mubarak são os favoritos.

No caso de ser necessário, o segundo turno será realizado nos dias 16 e 17 de junho.

Cerca de 14.500 juízes estão encarregados de supervisionar a votação em 13.099 mesas eleitorais, assistidos por mais de 65 mil funcionários, enquanto centenas de ONGs egípcias e estrangeiras realizam o acompanhamento das eleições. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade