Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

China seguirá a direção do socialismo com características próprias

Presidente chinês Xi Jinping discursa sobre revitalização nacional em comemoração ao centenário do Partido Comunista Chinês

Por Por Yang Wanming, embaixador da China no Brasil 6 jul 2021, 14h58

Em discurso na comemoração do centenário do Partido Comunista da China (PCC), realizada em 1º de julho em Beijing, o secretário-geral do Partido e presidente da República, Xi Jinping, relembrou a gloriosa trajetória do PCCh nestes 100 anos e expôs a visão sobre o futuro promissor da revitalização da nação chinesa. O presidente chinês declarou ao mundo que a China alcançou o objetivo para o primeiro centenário, a saber, a construção integral de uma sociedade moderadamente próspera. A China inicia, agora, uma nova jornada para se transformar num país socialista moderno e poderoso, e o PCC trará maiores contribuições para o grande rejuvenescimento da nação chinesa e o progresso da humanidade.

Com direção firme, a China seguirá o caminho do socialismo com características chinesas. O Presidente Xi salientou que “o socialismo com características chinesas é uma conquista fundamental alcançada pelo Partido e pelo povo através de grandes lutas e a grande custo, e é o caminho certo para alcançar o grande rejuvenescimento da nação chinesa. À medida que defendemos e desenvolvemos o socialismo com características chinesas e que impulsionamos o progresso coordenado em termos materiais, políticos, éticos, culturais, sociais e ecológicos, criamos uma nova via para a modernização da China e um novo modelo para o progresso humano.” Neste momento, a revitalização da nação chinesa tornou-se um processo histórico irreversível. O país manter-se-á firme no seu caminho de desenvolvimento  autônomo e promoverá o avanço coordenado e sustentável nas esferas econômica, política, cultural, social e ambiental. Ao mesmo tempo, queremos aprender com todas as conquistas benéficas das outras culturas, respeitando o direito dos povos à escolha autônoma de modelos institucionais e vias de desenvolvimento, sem nos envolvermos na exportação de sistemas ou na competição ideológica.

Com foco no bem-estar do povo, a China unirá a nação para criar uma vida melhor para todos. Como salientou o presidente Xi Jinping, “desde o dia da sua fundação, o Partido definiu como sua missão o bem-estar do povo chinês e o rejuvenescimento da nação chinesa.” “O Partido tem no povo suas raízes, seu sangue e sua força.” “O Partido sempre representa os interesses fundamentais de todo o povo chinês, sem interesse de qualquer grupo de interesse, categoria de poder ou estrato privilegiado.” Na nova jornada, ao defender o propósito fundamental de servir ao povo de forma dedicada, o PCC colocará em prática uma filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas, promoverá a democracia ao longo de todo o processo, salvaguardará a justiça e a equidade sociais, e resolverá os desequilíbrios e a inadequação no crescimento. Com a garantia e melhoria da vida do povo por meio de desenvolvimento, faremos um progresso mais notável e substantivo em direção ao desenvolvimento humano completo e à prosperidade para todos.

Com aprofundamento de reforma e abertura, a China compartilhará maiores oportunidades do desenvolvimento. O presidente Xi apontou que a reforma e abertura são cruciais para ditar o destino e o futuro da China contemporânea e forneceu garantias institucionais e condições materiais para o grande rejuvenescimento da nação chinesa. Com base nas novas demandas trazidas pelas mudanças na principal contradição da sociedade chinesa e nos novos desafios impostos pela evolução da conjuntura internacional, o governo chinês, neste novo estágio, implementará o novo conceito de desenvolvimento de forma integral, precisa e abrangente, e construirá um novo paradigma em busca do crescimento de alta qualidade. O país elevará o nível de abertura ao exterior, estimulará ainda mais a vitalidade dos atores do mercado e a criatividade social, melhorará a capacidade de inovação científica e tecnológica, acelerará a transição verde do seu modelo de crescimento e buscará a coexistência harmoniosa entre o Homem e a Natureza. Com isso, daremos passos firmes rumo à nação socialista moderna e poderosa em todas as frentes.

Com atenção ao bem comum da humanidade, a China promoverá a construção de uma comunidade de futuro compartilhado. O presidente Xi afirmou: “Paz, concórdia e harmonia são ideias que a nação chinesa busca e cultiva há mais de 5 milênios. Em nossos genes, não há traços agressivos ou hegemônicos”. “A China sempre trabalhou para construir a paz mundial, impulsionar o desenvolvimento global e defender a ordem internacional.” Independentemente do seu grau de desenvolvimento, a China continuará defendendo a bandeira da paz, do desenvolvimento, da cooperação e do benefício mútuo, com uma política externa independente em busca da paz e um caminho de desenvolvimento pacífico. Trabalhará para construir um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade de futuro compartilhado, além de promover o desenvolvimento de alta qualidade da iniciativa Cinturão e Rota e proporcionar ao mundo novas oportunidades com o crescimento chinês. O PCC vai continuar a promover os valores humanos compartilhados de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade e continuará fiel à cooperação e não ao confronto, à abertura e não ao isolamento, ao benefício mútuo e não ao jogo de soma zero, além de combater o hegemonismo e a política de poder. Da mesma forma, o povo chinês jamais aceitará a intimidação, a opressão ou a subjugação por qualquer força estrangeira.

(Yang Wanming, Embaixador da China no Brasil)

Continua após a publicidade

Publicidade