Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China: ‘Quem provocar guerra terá de assumir responsabilidade’

Em entrevista coletiva, ministro chinês manifestou preocupação com a tensão na península coreana e pediu que as partes retomem o diálogo

Ministro de Exteriores da China, Wang Yi advertiu nesta sexta-feira que quem provocar uma guerra na península coreana “deverá assumir suas responsabilidades históricas e pagar o preço”. A declaração aconteceu em uma entrevista coletiva conjunta ao lado do ministro de Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault. O chinês também afirmou que “se houver uma guerra, o resultado será uma situação em que todos perdem e ninguém ganha.”

Ele pediu a todas as partes que retomem o diálogo e não deixem que “as coisas evoluam até um ponto irreversível e incontrolável”, dado o aumento de tensão na região e um possível teste nuclear na Coreia do Norte. Se Pequim pediu contenção, Pyongyang finaliza os detalhes para as comemorações do aniversário do nascimento do fundador do país neste fim de semana, diante do temor de um teste com armas nucleares e da navegação de um potente grupo naval americano por águas próximas ao país.

“A China se opõe sempre com firmeza a todo gesto suscetível de aumentar a tensão”, destacou Wang, apontando que nesta crise “o vencedor não será quem fizer afirmações mais duras nem exibir mais músculo”. O ministro chinês citou um ditado de seu país, lembrando que este agravamento da tensão devolve à atualidade a proposta chinesa de que todas as partes suspendam seus testes, manobras e atividades militares como passo prévio para retomar o diálogo.

“Esta é a oportunidade que devemos buscar e aproveitar”, destacou Wang, frisando que Pequim está disposta a “escutar qualquer proposta útil”.

(com agência EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Tio Do lanche

    Oh o gás

    Curtir

  2. Jose Eugenio Bevilaqua

    (risos) A Terra é um planeta de macacos loucos humanos, um mais louco que o outro, rsrsrsrs… O pior é que esses mais loucos ainda vão destruir o pouco que ainda resta.

    Curtir

  3. Já assistir esse filme na invasão do Iraque pelos americanos.

    Curtir

  4. Parece um bando de moleque, querendo mostrar quem tem o pinto maior.
    Talvez estejamos mesmo precisando de uma guerra generalizada, sete bilhões é muita gente.

    Curtir

  5. Marcio Oliveira

    Ah sim. Fazer testes de mísseis (possivelmente nucleares) na península de outro país não é provocar guerra, China?

    Curtir

  6. Ailton Araújo

    Zeca, uma guerra mundial nos dias atuais significa o fim de tudo. Você não vai escapar dessa tragédia.

    Curtir

  7. GALERA VAMO SE ACALMAR O BOLSONARO DA UM JEITO NISSO !

    Curtir