Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China anuncia cortes tarifários para 700 produtos estrangeiros em 2019

Uma série de produtos terão tarifas reduzidas ou anuladas com base em demanda interna

Em meio a disputas comerciais com os Estados Unidos, a China anunciou nesta segunda-feira 24 que fará cortes tarifários provisórios para mais de 700 produtos estrangeiros a partir do começo de 2019, informou o jornal oficial “Global Times”.

Segundo o jornal, que cita o Ministério de Finanças, serão anuladas as tarifas para produtos como ingredientes para alimento de gado, alguns tipos de remédios, baterias de íons de lítio para carros elétricos e resíduos sólidos, como a escória de manganês.

Quanto às reduções, a gama de produtos beneficiados passa por motores para aeronaves, robôs e “outras equipamentos avançados”.

As tarifas provisórias são afixadas pelas autoridades para diminuir as barreiras de entrada ao mercado chinês a alguns produtos com base em uma maior demanda interna.

O Ministério também anunciou que, a partir do 1 de julho de 2019, vai equiparar as cláusulas de negociação de quase 300 produtos de tecnologia da informação. Isso quer dizer que as condições benéficas estipuladas com um determinado país deverão se estender aos demais parceiros comerciais da China.

A informação não especifica se estas novas regras à importação afetam produtos provenientes dos Estados Unidos, país com o qual a China mantém uma guerra comercial.